Hoje venho falar-vos sobre a importância da luz na maquilhagem! Aliás o jogo de luz e sombra é fundamental quando se fala em maquilhagem. Tudo aquilo que é usado em maquilhagem para iluminar vai criar destaque ou salientar. As sombras ou os escuros fazem precisamente o contrário e é desta forma que é possível esculpir/modelar o rosto.
Será que já repararam naquelas fotos que vêm nas campanhas em que as modelos irradiam luz em pontos estratégicos do rosto! Pois é aquilo não é apenas efeito dos flash's do fotógrafo, mas também da aplicação de iluminador na maquilhagem!
Alguns exemplos:
Onde aplicar o iluminador?
Os pontos básicos de aplicação do iluminador são a zona lacrimal, osso acima da maçã do rosto, osso abaixo da sobrancelha (que não está na imagem). Depois podemos utilizar na cana do nariz para afinar, o biquinho do lábio para dar volume e o queixo ou a testa para quem quiser salientar.
O iluminador traz um brilho ao rosto e destaca alguns pontos fortes e ajuda a salientar outros, por isso ajuda a contornar o rosto. Pode-se até utilizar iluminador em todo o rosto, no caso de rostos mais cansados ou baços.
Existem iluminadores em pó e iluminadores em creme/líquidos. De qualquer das formas, se não tiverem iluminadores específicos, podemos usar como iluminador uma sombra bege, champanhe ou branca, que tenha bastante luminosidade, porque também funciona muito bem.